top of page

VIII - A Misericórdia de Deus - Deus mantém e espera



Uma decisão do Senado Romano – No ano de 70, sob Vespasiano imperador, reuniu-se o Senado romano a fim de decidir que denominação se devia dar ao Deus supremo. E um Senador disse:


- Deve-se chamar Deus de potência.


E um outro disse:


- Não, é melhor chamá-Lo de Deus de sabedoria.


E um terceiro:


- O nome mais adequado seria Deus de justiça.


Finalmente se ergueu um Senador velho e venerando disse:


- O nome mais próprio é este: Deus de bondade.


Depois mostrou uma imagem do Senhor de semblante amável, com estas palavras escritas em torno: “Eu amo a todos vós; perdoo a todos vós, pois sou o Deus da bondade e do amor”.


- "Eis o verdadeiro nome” – gritaram então todos os senadores.


***


Queridos filhos, também eu estou aqui, para dizer-vos que dentre todos os atributos de Deus (grandeza, potência, sabedoria, justiça), o que mais se manifesta é a bondade e a misericórdia. Se estais apavorados ante as meditações do pecado, do Juízo e do inferno, agora tendes motivo para consolar-vos e esperar, considerando a Misericórdia de Deus. Vereis como esta é grande para com os pecadores:


1- No esperá-los;

2- No procurá-los;

3- No acolhê-los.


I – A partida (Deus mantém e espera)


Um homem tinha dois filhos. O menor deles um dia se apresentou ao pai e disse com arrogância:


- Dai-me parte da herança que me toca: estou cansado de ficar em vossa casa e quero ir para longe daqui.


Imaginai a dor desse pobre pai!


- Mas por que queres fazer isso? Porventura te falta alguma coisa? Não te tratei sempre bem? – disse o bom velho.


E o rapazola:


- Não, não. Aqui não quero ficar mais; dai-me a minha parte...


Aí o pai dividiu com ele os haveres; e o desgraçado filho voltou-lhe as costas vilmente sem ao menos lhe dizer adeus; e, feito o embrulho do seu quinhão, foi para um lugar distante: Congregatis omnibus, profectus est in regionem longinquam (Lc 15,13).


II – Paremos um momento a considerar.


Quem é esse Pai bondoso? É Deus. E esse filho desnaturado, quem é? É o pecador que, cansado de gozar a paz, enojado das graças, dos favores e das carícias de seu Deus, quer abandoná-Lo; para entregar-se nos braços do demônio com os pecados. E diz: “Que me importa a mim Deus e sua lei? Quero viver à minha vontade; quero a liberdade”.


Oh! Sim! Bela liberdade quando se é escravo do demônio! Ouve bem o pecador a voz de Deus que lhe diz ao coração: “Não, querido filho, não terás felicidade longe de mim, com o pecado se está mal demais!... É uma vida sem a graça....”.


Depois vem a consciência e lhe diz: “Essas ideias... essas conversas... essa desonestidade... essa vingança... blasfêmias... desobediências... tornar-te-ão infeliz”...


“Mas como? Quero os meus bens: os olhos, o corpo, o coração, para fazer o que me agrada...” – pensa o pecador.


E eis a rebeldia do pecador contra Deus. Mas poderia o Senhor fulminá-lo imediatamente? Sim, poderia: basta apenas que dê a permissão às criaturas, à terra, à água, ao fogo, para vingar-se desse pecador.


A terra diz: Senhor, se quereis eu escancaro os meus abismos para o engolir. A água diz: Senhor, se o quereis eu o afogo. O fogo diz: Senhor, se o quereis eu com as chamas o incinero... Mas Deus é pai bondoso e misericordioso que mantém e espera os pecadores que se afastam dele. Ele não deseja a morte do ímpio, mas sim que se converta e viva: Nolo mortem impii, sed ut convertatur, et vivat (Ez 33,11).


Davi e Absalão – Absalão, filho do rei Davi, rebelou-se contra seu pai. E Davi foi obrigado a mandar contra ele o seu exército. Mas Davi não esqueceu que era seu pai. Por isso, quando os capitães esboçavam enfado e esperavam só o momento de se vingar de Absalão, ele se pôs na porta onde passavam as fileiras de soldados, e gritou aos capitães:

- Ide, pois, contra os inimigos e derrotai-os, mas, por caridade, salvai a vida de meu filho Absalão: Servate mihi puerum Absalon (2 Rs 18,5).


***


Assim, quando as criaturas querem vingar-se sobre o pecador e destruí-lo, Deus misericordioso lhes diz: “Não! Deixai-o viver ainda; poupai-o, para que possa converter-se: Nolo mortem impii, sed ut convertatur et vivat” (Ez 33,11).



(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,

Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)

Recent Posts

See All

The invisible and silent persecution

By His Excellency Bishop Thomas Aquinas, O.S.B. 9th March 2024 + PAX The invisible and silent persecution In his book The Century of Hell (page 402), in the chapter entitled "The French Disaster", Cor

BISHOP DE CASTRO MAYER

By H.E. Bishop Thomas Aquinas, O.S.B. What would Bishop de Castro Mayer say about the current situation of Tradition? What would he say about the desire or willingness to come to an agreement that we

*Articles published by third parties do not necessarily reflect the opinion of the Monastery of Santa Cruz and their publication is for informative purposes only.

The total or partial reproduction of texts, photos, illustrations or any other content on this website by any means is prohibited without the prior authorization of its author/creator or administrator, in accordance with LAW No. 9,610, of February 19, 1998.

bottom of page