+
PAX
BOLETIM DA SANTA CRUZ
Nº 56 - SETEMBRO DE 2022
Caros amigos e benfeitores,
Já faz tempo que não lhes damos notícias. Desejamos agora retomar nossos boletins para expor-lhes nossas necessidades, dar notícias de nossas atividades e oferecer-lhes o pão da doutrina.
Quanto às necessidades, nós tivemos de fechar uma conta no exterior, o que desequilibrou nossas finanças, pondo em risco a nossa escolinha.
É a hora de nos voltar para a Divina Providência, que nunca nos faltou.
“Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e Sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Não vos preocupeis, pois, pelo dia de amanhã; o dia de amanhã terá suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mat. VI, 33)
Que os senhores, caros amigos, sejam também instrumentos da Divina Providência.
Agradecemos toda ajuda e os asseguramos de nossas orações.
Que Deus os abençoe e recompense.
+ Tomás de Aquino, OSB
DOUTRINA
Todos os sacramentos, ensina-nos o catecismo do Concílio de Trento, dependem do sacramento da Ordem, sem o qual muitos não poderiam existir e outros não teriam a solenidade que lhes é própria.
Este sacramento, constitui os embaixadores de Deus, que são os bispos e os padres, encarregados de ensinar-nos, em Seu nome, a lei divina e as regras de nossa conduta, ocupando assim na terra o lugar do próprio Deus. Não se pode, pois, imaginar funções mais nobres que as dos bispos e sacerdotes.
O poder que eles têm de consagrar e de oferecer o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como o de perdoar os pecados, ultrapassa toda concepção humana. Não se pode encontrar nada de comparável.
Assim como Nosso Senhor foi enviado por seu Pai, assim como os Apóstolos e os discípulos foram, por sua vez, enviados por Jesus Cristo ao mundo inteiro, assim os sacerdotes são enviados com os mesmos poderes para trabalhar na perfeição dos santos, na obra do Ministério e edificação do Corpo Místico de Nosso Senhor.
Nossos irmãos e nossos seminaristas se preparam para receber estes poderes divinos. Rezemos por eles, para que exerçam dignamente tal ministério.
CRÔNICA
- 8 de agosto de 2021: a Irmã Maria Salete e a Irmã Maria Teresa recebem o habito e dão início a uma pequena comunidade de beneditinas, sob os cuidados do nosso R.P. Dom André [fotos].
- 18 de março de 2022: o Ir. Elias, filipino, da congregação do R.P. Chazal, recebe as ordens menores de porteiro e de leitor.
- 19 de março: S. Exa. Revma. Dom Tomás de Aquino confere o sacerdócio ao R.P. Deivid de Amorim Nass bem como as últimas ordens menores ao Ir. Elias. Após a bela missa pontifical, todos se reúnem para um almoço com os fiéis [fotos].
- 13 de maio: vestição do Irmão Martinho do Espírito Santo no aniversário das aparições de N. Sra. em Fátima.
- 24 de junho: o Irmão Serafim Maria recebe o hábito na festa do Sagrado Coração de Jesus,
- 28 de junho: após um longo período de estudos em Avrillé, nossos Irmãos João da Cruz e Geraldo Maria chegam de férias, após as quais retornarão à França para continuar sua formação [fotos].
- 16 de julho: o Ir. Elias e nosso Ir. João da Cruz recebem o subdiaconato. O seminarista Flávio Mateus, da congregação de Dom Faure, recebe as duas primeiras ordens menores, de porteiro e de leitor [fotos].
- 30 de julho: Dom André com nossos Irmãos Gabriel, João da Cruz e Geraldo Maria partem para Teixeira de Freitas e Caravelas, onde os dois últimos veem seus familiares.
- 13 de agosto: ordenações diaconais do Ir. Elias e do Ir. João da Cruz [fotos].
- 15 de agosto: vestição do Irmão Anjo, o mais jovem oblato de nosso mosteiro (13 anos).
- 22 de agosto: nosso Irmão Isidoro profere seus votos trienais [fotos].
NOTA DO CELEIREIRO
Uma crise financeira ameaça o mosteiro. O Banco BNP Paribas, da França, obrigou-nos a fechar nossa conta, por causa de uma lei que proíbe instituições estrangeiras, sem filial na França, de ter conta no país. Agora temos de criar uma nova associação, que seja capaz de receber os donativos franceses. É o que estamos fazendo. Porém isto leva tempo. Enquanto isso, ficamos privados de toda ajuda vinda de benfeitores franceses, o que é um sério golpe para nossas finanças.
A França tem sido o país mais generoso da Tradição. Enquanto não tivermos uma associação conforme as leis estabelecidas pelo governo francês, não temos outro remédio senão lhes pedir o auxílio de que necessitamos.
Ajudem-nos: enviando uma doação regularmente; encaminhando este boletim para todos os seus contatos e rezando por nossas intenções.
Que Deus os recompense.
D. João Batista +
P.S.: Poucos dias após a publicação deste Boletim em português e inglês, recebemos a boa notícia de que a associação na França fora criada e a conta bancária em seu nome pôde ser aberta. Deo gratias!
PARA NOS AJUDAR
Ajude a manter a vida religiosa e a formação dos padres do mosteiro
BANCO DO BRASIL - 001
Ag.: 0335-2
Conta Corrente: 73512-4
Mosteiro da Santa Cruz
CNPJ: 30.177.471/0001-30
Pix: mostsantacruz@gmail.com
Ajude a manter nossa escolinha
BANCO BRADESCO - 237
Ag.: 1332
Conta Corrente: 9449-8
Mosteiro da Santa Cruz
CNPJ: 30.177.471/0001-30
Ajude nossas irmãs beneditinas
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 104
Ag: 0061
Conta Poupança: 64629-0 (Op. 013)
CPF: 195.583.685-04
Maria Monica M de Brito
OU PIX: 11915837405
Kevenny Emanuelle S N de Lima
Enviar comprovante para: 71 999922405
Doações estrangeiras
Podem ser enviadas via Paypal ou uma de nossas contas no exterior, mencionando a finalidade para a qual se deseja doar.
Nosso endereço Paypal: santacruzpaypal@gmail.com
Contas estrangeiras e links do Paypal:
Entre em contato conosco
Mosteiro da Santa Cruz – Secretariado
Caixa Postal 96582
Nova Friburgo-RJ
28610-974
BRASIL
E-mail: mostsantacruz@gmail.com
UT IN OMNIBUS GLORIFICETUR DEUS
Comments