top of page

Boletim da Santa Cruz - Nº 56 [Português]


+

PAX




BOLETIM DA SANTA CRUZ


Nº 56 - SETEMBRO DE 2022


Caros amigos e benfeitores,


Já faz tempo que não lhes damos notícias. Desejamos agora retomar nossos boletins para expor-lhes nossas necessidades, dar notícias de nossas atividades e oferecer-lhes o pão da doutrina.


Quanto às necessidades, nós tivemos de fechar uma conta no exterior, o que desequilibrou nossas finanças, pondo em risco a nossa escolinha.


É a hora de nos voltar para a Divina Providência, que nunca nos faltou.


“Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e Sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Não vos preocupeis, pois, pelo dia de amanhã; o dia de amanhã terá suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mat. VI, 33)


Que os senhores, caros amigos, sejam também instrumentos da Divina Providência.


Agradecemos toda ajuda e os asseguramos de nossas orações.


Que Deus os abençoe e recompense.


+ Tomás de Aquino, OSB


 

DOUTRINA

Todos os sacramentos, ensina-nos o catecismo do Concílio de Trento, dependem do sacramento da Ordem, sem o qual muitos não poderiam existir e outros não teriam a solenidade que lhes é própria.


Este sacramento, constitui os embaixadores de Deus, que são os bispos e os padres, encarregados de ensinar-nos, em Seu nome, a lei divina e as regras de nossa conduta, ocupando assim na terra o lugar do próprio Deus. Não se pode, pois, imaginar funções mais nobres que as dos bispos e sacerdotes.


O poder que eles têm de consagrar e de oferecer o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como o de perdoar os pecados, ultrapassa toda concepção humana. Não se pode encontrar nada de comparável.


Assim como Nosso Senhor foi enviado por seu Pai, assim como os Apóstolos e os discípulos foram, por sua vez, enviados por Jesus Cristo ao mundo inteiro, assim os sacerdotes são enviados com os mesmos poderes para trabalhar na perfeição dos santos, na obra do Ministério e edificação do Corpo Místico de Nosso Senhor.


Nossos irmãos e nossos seminaristas se preparam para receber estes poderes divinos. Rezemos por eles, para que exerçam dignamente tal ministério.



 

CRÔNICA

- 8 de agosto de 2021: a Irmã Maria Salete e a Irmã Maria Teresa recebem o habito e dão início a uma pequena comunidade de beneditinas, sob os cuidados do nosso R.P. Dom André [fotos].

- 18 de março de 2022: o Ir. Elias, filipino, da congregação do R.P. Chazal, recebe as ordens menores de porteiro e de leitor.

- 19 de março: S. Exa. Revma. Dom Tomás de Aquino confere o sacerdócio ao R.P. Deivid de Amorim Nass bem como as últimas ordens menores ao Ir. Elias. Após a bela missa pontifical, todos se reúnem para um almoço com os fiéis [fotos].

- 13 de maio: vestição do Irmão Martinho do Espírito Santo no aniversário das aparições de N. Sra. em Fátima.

- 24 de junho: o Irmão Serafim Maria recebe o hábito na festa do Sagrado Coração de Jesus,

- 28 de junho: após um longo período de estudos em Avrillé, nossos Irmãos João da Cruz e Geraldo Maria chegam de férias, após as quais retornarão à França para continuar sua formação [fotos].

- 16 de julho: o Ir. Elias e nosso Ir. João da Cruz recebem o subdiaconato. O seminarista Flávio Mateus, da congregação de Dom Faure, recebe as duas primeiras ordens menores, de porteiro e de leitor [fotos].

- 30 de julho: Dom André com nossos Irmãos Gabriel, João da Cruz e Geraldo Maria partem para Teixeira de Freitas e Caravelas, onde os dois últimos veem seus familiares.

- 13 de agosto: ordenações diaconais do Ir. Elias e do Ir. João da Cruz [fotos].

- 15 de agosto: vestição do Irmão Anjo, o mais jovem oblato de nosso mosteiro (13 anos).

- 22 de agosto: nosso Irmão Isidoro profere seus votos trienais [fotos].


 

NOTA DO CELEIREIRO

Uma crise financeira ameaça o mosteiro. O Banco BNP Paribas, da França, obrigou-nos a fechar nossa conta, por causa de uma lei que proíbe instituições estrangeiras, sem filial na França, de ter conta no país. Agora temos de criar uma nova associação, que seja capaz de receber os donativos franceses. É o que estamos fazendo. Porém isto leva tempo. Enquanto isso, ficamos privados de toda ajuda vinda de benfeitores franceses, o que é um sério golpe para nossas finanças.


A França tem sido o país mais generoso da Tradição. Enquanto não tivermos uma associação conforme as leis estabelecidas pelo governo francês, não temos outro remédio senão lhes pedir o auxílio de que necessitamos.


Ajudem-nos: enviando uma doação regularmente; encaminhando este boletim para todos os seus contatos e rezando por nossas intenções.


Que Deus os recompense.


D. João Batista +


P.S.: Poucos dias após a publicação deste Boletim em português e inglês, recebemos a boa notícia de que a associação na França fora criada e a conta bancária em seu nome pôde ser aberta. Deo gratias!

 

PARA NOS AJUDAR

Ajude a manter a vida religiosa e a formação dos padres do mosteiro

BANCO DO BRASIL - 001

Ag.: 0335-2

Conta Corrente: 73512-4

Mosteiro da Santa Cruz

CNPJ: 30.177.471/0001-30

Pix: mostsantacruz@gmail.com


Ajude a manter nossa escolinha

BANCO BRADESCO - 237

Ag.: 1332

Conta Corrente: 9449-8

Mosteiro da Santa Cruz

CNPJ: 30.177.471/0001-30


Ajude nossas irmãs beneditinas

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 104

Ag: 0061

Conta Poupança: 64629-0 (Op. 013)

CPF: 195.583.685-04

Maria Monica M de Brito


OU PIX: 11915837405

Kevenny Emanuelle S N de Lima

Enviar comprovante para: 71 999922405



Doações estrangeiras


Podem ser enviadas via Paypal ou uma de nossas contas no exterior, mencionando a finalidade para a qual se deseja doar.


Nosso endereço Paypal: santacruzpaypal@gmail.com


Contas estrangeiras e links do Paypal:




Entre em contato conosco


Mosteiro da Santa Cruz – Secretariado

Caixa Postal 96582

Nova Friburgo-RJ

28610-974

BRASIL


E-mail: mostsantacruz@gmail.com



UT IN OMNIBUS GLORIFICETUR DEUS

Recent Posts

See All

THE NAME AND THE THING

+ PAX THE NAME AND THE THING 24 February 2024 Tradition, Fidelity, Resistance: three words, three things? No, just one. And that is to guard the deposit of the faith. That is the role of the bishops.

TRADITION

By His Excellency Bishop Thomas Aquinas, O.S.B. 17th February 2024 One must hold a very sure doctrine to understand and make others understand the true meaning of the word Tradition, especially during

Resposta ao Padre Jean-François Mouroux

+ PAX Por S. Exa. Revma. Dom Tomás de Aquino, OSB O Rev. Pe. Jean-François Mouroux, superior do priorado de São Paulo, numa carta dirigida a seus fiéis, procura prepará-los para as futuras sagrações n

*Articles published by third parties do not necessarily reflect the opinion of the Monastery of Santa Cruz and their publication is for informative purposes only.

The total or partial reproduction of texts, photos, illustrations or any other content on this website by any means is prohibited without the prior authorization of its author/creator or administrator, in accordance with LAW No. 9,610, of February 19, 1998.

bottom of page